Materiais:
Caixas de cereais ou papelão para confecção das cartelas;
60 Tampas de garrafas PET (média)
02 garrafas PET
01 caixa de sapato
Jornal
Régua, canetinhas, fita adesiva
Grão para a marcação
Número de participantes: 2 ou mais jogadores60 Tampas de garrafas PET (média)
02 garrafas PET
01 caixa de sapato
Jornal
Régua, canetinhas, fita adesiva
Grão para a marcação
Faixa etária: A partir de 7 anos
Confecção do bingo:
1. Cortar retângulos com as caixas de
papelão (16 x 14 cm) e depois dividir cada cartela em 9 quadros para em
seguida ser colocada em cada quadro uma operação matemática.
2. Para fazer o sorteio deve ser
colocado no verso de cada tampinha de garrafa PET um número que
corresponda a um resultado das operações matemáticas presentes na
cartela.
3. Os resultados ficarão dentro de um
recipiente feito de garrafa PET para o sorteio. Para confecção desse
recipiente deve-se cortar as garrafas PET e uni-las pelo gargalo e em
uma delas produzir um alavanca de jornal e fita adesiva para misturar as
tampas. O suporte que ficará a roda do bingo será feita de caixa de
sapato.
Como jogar:
As cartelas serão distribuídas aos jogadores e será dado um tempo de
cinco minutos para a resolução das operações presentes nela.
Para dar início à partida, todos os participantes devem estar atentos aos números cantados e aos resultados de suas cartelas.
Vencedor:Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro.
O Bingo das Operações é apenas um dos muitos tipos de jogos que podem ser utilizados em sala de aula para o ensino da matemática. O importante é que o professor tenha objetivos claros do que pretende atingir com a atividade proposta. O jogo é um facilitador da aprendizagem, pois mobiliza a dimensão lúdica para a resolução de problema, disponibilizando o aluno a aprender.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (org.).
Maior, E.S. UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: CONFECÇÃO DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. Anais DO VIII ENEM, 2004.
0 comentários:
Postar um comentário