As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia
liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos
para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais.
Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da
sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as
diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a
escola não leva em consideração as desigualdades sociais. Existem quatro
tendências pedagógicas liberais:
Tradicional: tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares
são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos,
sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem
razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para
uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.
Renovada: a educação
escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir
conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos
escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de
raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica
os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um mero
expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da
aprendizagem. A aprendizagem é construinda através de planejamentos e
testes. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades
individuais dos alunos.
Renovada não-diretiva: há uma maior preocupação com o desenvolvimento
da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização
pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo
de encontro aos interesses e motivação do aluno. São incluídas
atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal,
acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade.
Tecnicista: enfatiza a profissionalização e modela o
individuo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os
conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor
administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as
informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o
aluno.
Já as tendências pedagógicas progressistas analisam
de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a
compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito
como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter
pedagógico e político ao mesmo tempo. É divida em três tendências:
Libertadora: o papel da educação é conscientizar
para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da pratica
social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos
como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela
problematizarão da experiência social em grupos de discussão. A relação
do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a
fazer parte do ato de educar.
Libertaria: a escola propicia praticas democráticas,
pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sócias.
Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia é está
relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do
grupo sem impor suas idéias e convicções.
Crítico-social dos conteúdos: a escola tem a tarefa
de garantir a apropriação critica do conhecimento cientifico e
universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe
trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse
que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências
pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com
suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
Referências bibliográficas:
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989.
SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
- 2015 (10)
- 2014 (48)
-
2013
(194)
- dezembro(3)
- novembro(13)
- outubro(19)
- setembro(4)
- agosto(13)
-
julho(27)
- atividades pontilhadas com as letras do alfabeto
- Atividades volta as aulas
- Atividades dia dos pais para a educação infantil
- COMPARANDO A TEORIA DE PIAGET E VYGOTSKY
- jogral para o dia dos pais
- Conheça direitos que você, talvez, nem imagine que...
- atividades dia dos pais
- Bumba meu boi - atividades
- Treinando a coordenação motora
- Atividades sobre folclore
- lembracinhas dia dos pais
- ATIVIDADES PARA O 1º ANO - ATIVIDADES PARA REFORÇO...
- certificado e diploma para o dia dos pais
- PEDAGOGIA MONTESSORI
- Ser Humanista Segundo Célestin Freinet
- atividades com ábaco
- Atividades de Alfabetização - 1º Ano
- Colorful Alphabet in English - Alfabeto colorido e...
- Atividades com sílabas
- agradecimento 100 mil visitas do blog
- Tendências Pedagógicas
- PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DE VYGOTSKY E AS BORBOLETA...
- Os Princípios da Escola de Zagorski
- Peça de Teatro: Paz
- Reciclagem com caixinhas de leite
- Datas comemorativas mês de julho
- 10 coisas que você pode fazer pelo meio ambiente
- junho(17)
- maio(45)
- abril(40)
- março(13)
0 comentários:
Postar um comentário