quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ser Humanista Segundo Célestin Freinet


Ser humanista na visão de Célestin Freinet,
é a capacidade do educador desenvolver plenamente todo
o potencial da criança, procurando aprimorar todas
as suas caracteristicas, tendo como concepção o bem-estar
e a dignidade do jovem como ser humano.
Ele, foi muito além no que se refere a valores ideológicos
e até mesmo religiosos, levou em conta a "ética humana".
Muitas das palavras ditas por Célestin Freinet ao longo
da sua vida vem de encontro a Declaração Universal dos Direitos
das Crianças da ONU.
Quem estuda a Pedagogia Freinet e trabalha com ela diariamente,
percebe que se trata muito mais do que uma simples "Proposta Pedagógica",
diria que é uma "Filosofia de Vida".
A criança é vista como um ser autônomo, para a qual é
capacitada na escolha das atividades a ser desenvolvidas
0 segundo o seu próprio interesse.
É vista também, como um ser racional, capaz de muito cedo opinar e criticar sobre fatos ou assuntos que lhe são expostos, tendo o direito e a oportunidade de raciocinar sobre aquilo que lhe é proposto. Dessa forma, tudo passa a ser mais significativo. Assim como no adulto, toda criança já possui inerente uma consciência moral, cabe ao educador ajudar a desenvolver e a aprimorar essa moral primitiva. Quem conhece o trabalho da Pedagogia Freinet na prática, pode presenciar a importância dada a um dos direitos do ser humano que é ser respeitado e valorizado. Isto, nada mais é, do que o direito de desenvolver a capacidade criativa e imaginativa que cada um de nós temos dentro de si como seres humanos. Geralmente as crianças que crescem sobre essa pedagogia são mais criativas e ousadas. Célestin Freinet tinha como compromisso, ajudar a todos os indivíduos que necessitasse, quer estando envolvidos dentro da escola ou não, preocupando em aperfeiçoar e a desenvolver as potencialidades de cada um, como ser humano. Sua proposta pedagógica é humanista e liberal, no sentido de educar a criança para ser um homem livre e crítico, apropriando-se da sua vida humana por completo, assimilando a cultura em que vive e a cidadania, primordial para qualquer ser humano.Um dos objetivos da educação na visão de Célestin Freinet, é o alcance da vida humana plena e dignamente, apropriando-se da cultura e da cidadania. A educação humanista é democrática, pluralista, aberta e crítica, acima de tudo é sensível e atenta às diferenças e necessidades culturais e até mesmo individuais, e é nessa visão que todas as crianças são educadas na pedagogia freinetiana. Ele foi um educador humanista contemporâneo, que tinha como uma de suas metas, humanizar seus alunos e seus seguidores. Freinet tinha um espírito libertador intelectual, era autônomo moralmente e pluralista em seus pensamentos, tentou em sua pedagogia libertar seus alunos da ignorância, do preconceito, do capricho, da alienação e da falsa consciências, buscando assim, desenvolver as potencialidades humanas de cada um.De forma clássica e humanista, a perfeição humana deveria servir de modelo para regularizar a educação e servir de ideal para todos os seres humanos, em especial os educadores. A educação humanista é formadora de pessoas livres,construtores de um juízo sólido e de nobre caráter em seus alunos. Para Freinet nenhum homem pode ser considerado educador se não for fiel as suas tradições, sendo crítico e liberal. Na sua pedagogia é necessário se praticar as virtudes enobrecendo o homem e a sabedoria humana. O exercício das faculdades naturais, a espontaneidade, o interesse pelas coisas naturais, fazem parte da filosofia embutida na pedagogia de Célestin Freinet. A autenticidade pessoal, a auto-realização e o ambiente democrático que é construído, também fazem parte da sua filosofia.Tudo isso, compõe o processo de crescimento do jovem-humano como ser realizador e conquistador. É o lado romântico intrínseco na forma de educação humanista. Célestin Freinet foi atento, como todo humanista e educador, a natureza interior de cada um de seus alunos, e criou meios para que tal natureza desabroche-se de forma saudável e plena. É assim que seus seguidores procuram pensar e tentar agir com seus educandos.Freinet respeitava a essência do homem como ser livre e pensante e cabe a seus seguidores definirem e criarem situações para tal desenvolvimento de cada ser humano, tentando criar verdadeiros autores, e portanto, assim responsáveis. Os alunos, nessa visão na qual são educados não são obrigados a aceitar as verdades alheias, mas cabe sim a eles a opção de escolha, dando lhes oportunidades de criarem suas próprias identidades e traçarem os seus projetos de vida.Muitos fatos da vida cotidiana afetam direta e indiretamente o desenvolvimento emocional, intelectual, moral e até mesmo físico das crianças, portanto, não se pode negar a relação existente entre a política e a educação. Para que ambas caminhem juntas e bem, seria necessário que a pedagogia se tornasse mais política e que a política se tornasse mais pedagógica, Célestin tinha, também, esse pensamento. Assim sendo, todos os educadores deveriam passar a ter uma visão emancipada sobre todos os problemas sócio-culturais, transmitindo e criando oportunidades para que seus alunos estejam capacitados criticamente, tento consciência e auto-controle de suas próprias vidas.Todos os educadores devem lutar coletivamente, assim como Freinet fez na sua época, agindo como sujeitos transformadores, fazendo das escolas um local democrático, com objetivo de ensinar suas crianças a respeito do que é viver em uma sociedade justa como ser humano, independente de sua raça, classe, sexo ou idade. Há apenas uma preocupação para a educação humanista de Célestin Freinet, e esta preocupação é a de viver a vida em todas as suas manifestações. Um dos primores do educador humanista Freinet, nada mais é do que orientar e capacitar seus alunos como indivíduos capazes de levarem uma vida completa e intensa, tendo envolvimentos políticos e uma boa conduta moral, com sensibilidade para apreciar o que é belo tanto na natureza quanto na arte. Além de se preocupar em formar pessoas íntegras e com conhecimento geral, também achava necessário transmitir como se deve utilizar desses conhecimentos.As crianças educadas na Pedagogia de Célestin Freinet, não tem problemas de integração, quer seja em pequenos grupos ou em grandes comunidades; apesar disso tudo elas possuem um senso de individualidade bastante apurado, de autonomia e são bastante autênticas. Os educadores humanistas são vistos pelos seus alunos como um exemplo de vida. Deve-se criar um clima na escola de confiança, diálogo, respeito, tolerância, zelo, liberdade, compromisso e responsabilidade. Se algum desses ingredientes vier a faltar, de nada adiantará os ensinamentos deixados pelo nosso saudoso

SUGESTÃO PARA UMA ESCOLA TRABALHAR
COM ESSA LINHA DE PENSAMENTO
A escola que adere a essa linha deve se basear somente em Freinet ,transformando experiências, curiosidades em uma forma inovadora de aprender.
FINALIDADE
Desenvolver o potencial de cada aluno, desenvolver habilidades específicas, oferencendo classes com números de alunos reduzidos, gerando assim um excelente nível de ensino.
FILOSOFIA
Aprendizagem vivenciada
Pesquisas
Afetividade
Cooperação
Preparação contínua
Pontecial específico
Ensino individualizado
A escola deve demonstrar seu pensamento inovador, voltado para a vida, colocando sempre a criança em primeiro plano, onde o estímulo maior é a liberdade de expressão, na cooperação , na solidariedade , no trabalho e na afetividade.
A porposta pedagógica tem quer acompanhar a vida, adaptando-se a ela, gerando valores que poderão construir o enriquecimento da personalidade da criança experimentando possibilidades da atmosfera da aula e a postura do professor, libertando e formando seres éticos e cidadão.
PRINCIPIOS BÁSICOS DA PEDAGOGIA FREINET;
senso de responsabilidade;
senso cooperativo;
sociabilidade;
julgamento pessoal;
autonomia;
expressão;
criatividade;
comunicação;
reflexão individual e coletiva;
afetividade;
" A escola Moderna não é nem uma capela nem um clube mais ou menos restrito, mas, na realidade uma via que nos conduzirá àquilo que ,todos juntos, construirmos."Célestin FreinetO DIA A DIA DA SALA DE AULA FREINETCada turma deve possuir conteúdos específicos, elaborados pelo curriculo da escola, oportunizando um melhor aprendizado.
1ºPASSO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
(LIVRO DA VIDA)
Livro coletivo elaborado pela turma com folhas grandes, é nele que ficam registrados os acontecimentos importantes da turma. Este livro é um verdadeiro documento de classe.
2ºPASSO
(REGISTROS DO DIA)
Quadro de lideranças, registros de tempo, calendário, assembléias de entrada e saída, onde são discutidos assuntos da organização da sala e planejamento cooperativo.As paredes vivas todos os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, e ficam em exposição.
3ºPASSO
(NOME DO GRUPO)
A cada periodo determinado pela gestão os alunos escolhem o nome do grupo ( turma) e fazem uma pesquisa elaborada sobre ele.
Os nomes são variados de acordo com a proposta dos alunos, foram escolhidos alguns como: Grupo dos valores, Grupo da paz, entre outros.
4ºPASSO
(CAIXAS DE TRABALHO)
Conjunto de materiais para construção.Cada turma tem que possuir a sua caixa com o material que os alunos sugerirem.
5ºPASSO
(AULA PASSEIO)
Os alunos com a aula passeio tem um maior contato com a realidade do meio em que vive, tendo um aprendizado natural e agradável, tem a oportunidade de: ampliar a vivência, experimentar, confirmar, ampliar o relacionamento com os colegas, professores e pais.É importante antes de dar início a essa proposta,trabalhar com todos os colaboradores explanando (missão,visão,proposta pedagógica) da escola ressaltando a linha de pensamento de Celestin Freinet.¨
fonte:miguelitoeducacaooblogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário