Ser humanista na visão de Célestin Freinet,
é a capacidade do educador desenvolver plenamente todo
o potencial da criança, procurando aprimorar todas
as suas caracteristicas, tendo como concepção o bem-estar
e a dignidade do jovem como ser humano.
Ele, foi muito além no que se refere a valores ideológicos
e até mesmo religiosos, levou em conta a "ética humana".
Muitas das palavras ditas por Célestin Freinet ao longo
da sua vida vem de encontro a Declaração Universal dos Direitos
das Crianças da ONU.
Quem estuda a Pedagogia Freinet e trabalha com ela diariamente,
percebe que se trata muito mais do que uma simples "Proposta Pedagógica",
diria que é uma "Filosofia de Vida".
A criança é vista como um ser autônomo, para a qual é
capacitada na escolha das atividades a ser desenvolvidas
0 segundo o seu próprio interesse.
É
vista também, como um ser racional, capaz de muito cedo opinar e
criticar sobre fatos ou assuntos que lhe são expostos, tendo o direito e
a oportunidade de raciocinar sobre aquilo que lhe é proposto. Dessa
forma, tudo passa a ser mais significativo. Assim como no adulto, toda
criança já possui inerente uma consciência moral, cabe ao educador
ajudar a desenvolver e a aprimorar essa moral primitiva. Quem conhece o
trabalho da Pedagogia Freinet na prática, pode presenciar a importância
dada a um dos direitos do ser humano que é ser respeitado e valorizado.
Isto, nada mais é, do que o direito de desenvolver a capacidade criativa
e imaginativa que cada um de nós temos dentro de si como seres humanos.
Geralmente as crianças que crescem sobre essa pedagogia são mais
criativas e ousadas. Célestin Freinet tinha como compromisso, ajudar a
todos os indivíduos que necessitasse, quer estando envolvidos dentro da
escola ou não, preocupando em aperfeiçoar e a desenvolver as
potencialidades de cada um, como ser humano. Sua proposta pedagógica é
humanista e liberal, no sentido de educar a criança para ser um homem
livre e crítico, apropriando-se da sua vida humana por completo,
assimilando a cultura em que vive e a cidadania, primordial para
qualquer ser humano.Um dos objetivos da educação na visão de Célestin
Freinet, é o alcance da vida humana plena e dignamente, apropriando-se
da cultura e da cidadania. A educação humanista é democrática,
pluralista, aberta e crítica, acima de tudo é sensível e atenta às
diferenças e necessidades culturais e até mesmo individuais, e é nessa
visão que todas as crianças são educadas na pedagogia freinetiana. Ele
foi um educador humanista contemporâneo, que tinha como uma de suas
metas, humanizar seus alunos e seus seguidores. Freinet tinha um
espírito libertador intelectual, era autônomo moralmente e pluralista em
seus pensamentos, tentou em sua pedagogia libertar seus alunos da
ignorância, do preconceito, do capricho, da alienação e da falsa
consciências, buscando assim, desenvolver as potencialidades humanas de
cada um.De forma clássica e humanista, a perfeição humana deveria servir
de modelo para regularizar a educação e servir de ideal para todos os
seres humanos, em especial os educadores. A educação humanista é
formadora de pessoas livres,construtores de um juízo sólido e de nobre
caráter em seus alunos. Para Freinet nenhum homem pode ser considerado
educador se não for fiel as suas tradições, sendo crítico e liberal. Na
sua pedagogia é necessário se praticar as virtudes enobrecendo o homem e
a sabedoria humana. O exercício das faculdades naturais, a
espontaneidade, o interesse pelas coisas naturais, fazem parte da
filosofia embutida na pedagogia de Célestin Freinet. A autenticidade
pessoal, a auto-realização e o ambiente democrático que é construído,
também fazem parte da sua filosofia.Tudo isso, compõe o processo de
crescimento do jovem-humano como ser realizador e conquistador. É o lado
romântico intrínseco na forma de educação humanista. Célestin Freinet
foi atento, como todo humanista e educador, a natureza interior de cada
um de seus alunos, e criou meios para que tal natureza desabroche-se de
forma saudável e plena. É assim que seus seguidores procuram pensar e
tentar agir com seus educandos.Freinet respeitava a essência do homem
como ser livre e pensante e cabe a seus seguidores definirem e criarem
situações para tal desenvolvimento de cada ser humano, tentando criar
verdadeiros autores, e portanto, assim responsáveis. Os alunos, nessa
visão na qual são educados não são obrigados a aceitar as verdades
alheias, mas cabe sim a eles a opção de escolha, dando lhes
oportunidades de criarem suas próprias identidades e traçarem os seus
projetos de vida.Muitos fatos da vida cotidiana afetam direta e
indiretamente o desenvolvimento emocional, intelectual, moral e até
mesmo físico das crianças, portanto, não se pode negar a relação
existente entre a política e a educação. Para que ambas caminhem juntas e
bem, seria necessário que a pedagogia se tornasse mais política e que a
política se tornasse mais pedagógica, Célestin tinha, também, esse
pensamento. Assim sendo, todos os educadores deveriam passar a ter uma
visão emancipada sobre todos os problemas sócio-culturais, transmitindo e
criando oportunidades para que seus alunos estejam capacitados
criticamente, tento consciência e auto-controle de suas próprias
vidas.Todos os educadores devem lutar coletivamente, assim como Freinet
fez na sua época, agindo como sujeitos transformadores, fazendo das
escolas um local democrático, com objetivo de ensinar suas crianças a
respeito do que é viver em uma sociedade justa como ser humano,
independente de sua raça, classe, sexo ou idade. Há apenas uma
preocupação para a educação humanista de Célestin Freinet, e esta
preocupação é a de viver a vida em todas as suas manifestações. Um dos
primores do educador humanista Freinet, nada mais é do que orientar e
capacitar seus alunos como indivíduos capazes de levarem uma vida
completa e intensa, tendo envolvimentos políticos e uma boa conduta
moral, com sensibilidade para apreciar o que é belo tanto na natureza
quanto na arte. Além de se preocupar em formar pessoas íntegras e com
conhecimento geral, também achava necessário transmitir como se deve
utilizar desses conhecimentos.As crianças educadas na Pedagogia de
Célestin Freinet, não tem problemas de integração, quer seja em pequenos
grupos ou em grandes comunidades; apesar disso tudo elas possuem um
senso de individualidade bastante apurado, de autonomia e são bastante
autênticas. Os educadores humanistas são vistos pelos seus alunos como
um exemplo de vida. Deve-se criar um clima na escola de confiança,
diálogo, respeito, tolerância, zelo, liberdade, compromisso e
responsabilidade. Se algum desses ingredientes vier a faltar, de nada
adiantará os ensinamentos deixados pelo nosso saudoso
SUGESTÃO PARA UMA ESCOLA TRABALHAR
COM ESSA LINHA DE PENSAMENTO
A escola que adere a essa linha deve se basear somente em Freinet ,transformando experiências, curiosidades em uma forma inovadora de aprender.
A escola que adere a essa linha deve se basear somente em Freinet ,transformando experiências, curiosidades em uma forma inovadora de aprender.
FINALIDADE
Desenvolver
o potencial de cada aluno, desenvolver habilidades específicas,
oferencendo classes com números de alunos reduzidos, gerando assim um
excelente nível de ensino.
FILOSOFIA
Aprendizagem vivenciada
Pesquisas
Afetividade
Cooperação
Preparação contínua
Pontecial específico
Ensino individualizado
A escola deve demonstrar seu pensamento inovador, voltado para a vida, colocando sempre a criança em primeiro plano, onde o estímulo maior é a liberdade de expressão, na cooperação , na solidariedade , no trabalho e na afetividade.
A porposta pedagógica tem quer acompanhar a vida, adaptando-se a ela, gerando valores que poderão construir o enriquecimento da personalidade da criança experimentando possibilidades da atmosfera da aula e a postura do professor, libertando e formando seres éticos e cidadão.
PRINCIPIOS BÁSICOS DA PEDAGOGIA FREINET;
senso de responsabilidade;
senso cooperativo;
sociabilidade;
julgamento pessoal;
autonomia;
expressão;
criatividade;
comunicação;
reflexão individual e coletiva;
afetividade;
" A escola Moderna não é nem uma capela nem um clube mais ou menos restrito, mas, na realidade uma via que nos conduzirá àquilo que ,todos juntos, construirmos."Célestin FreinetO DIA A DIA DA SALA DE AULA FREINETCada turma deve possuir conteúdos específicos, elaborados pelo curriculo da escola, oportunizando um melhor aprendizado.
A escola deve demonstrar seu pensamento inovador, voltado para a vida, colocando sempre a criança em primeiro plano, onde o estímulo maior é a liberdade de expressão, na cooperação , na solidariedade , no trabalho e na afetividade.
A porposta pedagógica tem quer acompanhar a vida, adaptando-se a ela, gerando valores que poderão construir o enriquecimento da personalidade da criança experimentando possibilidades da atmosfera da aula e a postura do professor, libertando e formando seres éticos e cidadão.
PRINCIPIOS BÁSICOS DA PEDAGOGIA FREINET;
senso de responsabilidade;
senso cooperativo;
sociabilidade;
julgamento pessoal;
autonomia;
expressão;
criatividade;
comunicação;
reflexão individual e coletiva;
afetividade;
" A escola Moderna não é nem uma capela nem um clube mais ou menos restrito, mas, na realidade uma via que nos conduzirá àquilo que ,todos juntos, construirmos."Célestin FreinetO DIA A DIA DA SALA DE AULA FREINETCada turma deve possuir conteúdos específicos, elaborados pelo curriculo da escola, oportunizando um melhor aprendizado.
1ºPASSO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
(LIVRO DA VIDA)
Livro
coletivo elaborado pela turma com folhas grandes, é nele que ficam
registrados os acontecimentos importantes da turma. Este livro é um
verdadeiro documento de classe.
2ºPASSO
(REGISTROS DO DIA)
Quadro
de lideranças, registros de tempo, calendário, assembléias de entrada e
saída, onde são discutidos assuntos da organização da sala e
planejamento cooperativo.As paredes vivas todos os trabalhos são
desenvolvidos pelos alunos, e ficam em exposição.
3ºPASSO
(NOME DO GRUPO)
A cada periodo determinado pela gestão os alunos escolhem o nome do grupo ( turma) e fazem uma pesquisa elaborada sobre ele.
Os
nomes são variados de acordo com a proposta dos alunos, foram
escolhidos alguns como: Grupo dos valores, Grupo da paz, entre outros.
4ºPASSO
(CAIXAS DE TRABALHO)
Conjunto de materiais para construção.Cada turma tem que possuir a sua caixa com o material que os alunos sugerirem.
5ºPASSO
(AULA PASSEIO)
Os
alunos com a aula passeio tem um maior contato com a realidade do meio
em que vive, tendo um aprendizado natural e agradável, tem a
oportunidade de: ampliar a vivência, experimentar, confirmar, ampliar o
relacionamento com os colegas, professores e pais.É
importante antes de dar início a essa proposta,trabalhar com todos os
colaboradores explanando (missão,visão,proposta pedagógica) da escola
ressaltando a linha de pensamento de Celestin Freinet.¨
fonte:miguelitoeducacaooblogspot.com.br
0 comentários:
Postar um comentário