Comparando a Teoria de Piaget e Vygotsky
Jean
Piaget
Piaget estuda paralelamente o desenvolvimento
cognitivo, o julgamento moral e a linguagem e consegue perceber a relação entre
as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social.
Nos estágios do desenvolvimento psíquico,
Piaget distinguiu aspectos diferenciados, aos quais relacionamos: as funções de
conhecimento, que são responsáveis pelo conhecimento que se tem do mundo e que
incluem o pensamento; as funções de representação, que incluem todas as funções
graças as quais representamos um significado qualquer, usando um significante
determinado; e as funções afetivas, que constituem para Piaget, o motor do
desenvolvimento cognitivo.
O desenvolvimento dessas funções, segundo Piaget ,
é marcado por períodos que preparam o individuo para o estágio seguinte.
Os estágios do desenvolvimento cognitivo são:
- Estágio
Sensório-Motor: que representa a conquista do universo pratico, através da
percepção e dos movimentos.
- Estágio
Pré-Operatório: que é uma preparação e organização das operações
concretas; a criança volta-se para a realidade e surge o aparecimento da
linguagem.
- Estágio
Operatório: as ações são interiorizadas e se constituem operações, o que
construía no plano da ação, agora consegue reconstruir no campo da
representação, é neste estádio que a criança é capaz de cooperar.
- Estágio
de Operações Formais: que distingue entre o real e o possível.
Lev Semenovich Vygotsky
Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui
relações entre as pessoas.
Segundo a tradição marxista, Vygotsky considera que
as mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na
cultura.
A relação do individuo com o mundo está sempre
mediado pelo outro.Para fazer a mediação, o homem também se utiliza de
instrumentos, como por exemplo o machado para o lenhador.
No campo psicológico, o homem também se utiliza de
instrumentos, só que agora chamados de “signos” que por sua vez também são por
Vygotsky chamados de “instrumentos psicológicos”.
O signo é uma marca externa que auxilia o homem em
tarefas que exigem memória ou atenção. Ex: fazer uma lista de compras por
escrito.
Com o tempo, a utilização de marcas externas vai
dar lugar a processos internos de mediação, chamados de processo de
internalização.
As possibilidades de operação mental não constituem
uma relação direta com o mundo real fisicamente presente; a relação é mediada
pelos signos internalizados que representam os elementos do mundo, libertando o
homem da necessidade de interação concreta com os objetos de seu pensamento.
Um dos instrumentos básicos que temos é a
linguagem, onde Vygotsky trabalha
com duas funções básicas: intercâmbio social- criação e utilização de sistemas
de linguagem : que o homem utiliza para se comunicar com os seus semelhantes; e
o pensamento generalizante, onde a linguagem ordena o real, agrupando todas as
ocorrências de uma mesma classe de objetos, sob uma mesma categoria conceitual.
Antes de o pensamento e a linguagem se associarem,
existe, uma fase pré-verbal e uma fase pré-intelectual. Após, os processos de
desenvolvimento do pensamento e da linguagem se unem, surgindo assim o
pensamento verbal e a linguagem intelectual. Podemos ainda dizer que é no
significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal,
mas não podemos nos esquecer que os significados continuam a ser transformados
durante todo o desenvolvimento do individuo.
Deste modo é a função generalizante da linguagem
que a torna um instrumento do pensamento.
A partir das concepções descritas acima, Vygotsky
construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a distancia
entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da
solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento
potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto,
ou em colaboração com companheiros.
Concluímos assim dizendo, que para Vygotsky, as
relações entre aprendizagem e desenvolvimento são indissociáveis.
Diferenças teóricas entre Piaget e Vygotsky
Comparando a teoria de Piaget e a de Vygotsky,
poderemos notar as diferenças existentes entre elas.
Entre estas diferenças podemos destacar que a
teoria de Piaget é construtivista, com ênfase no papel estruturante do sujeito,
e também que Piaget reformou em bases funcionais as questões sobre pensamentos
e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, a Piaget
interessava uma visão transformadora da epistemologia.
Apesar de a teoria de Vygotsky também apresentar um
aspecto construtivista , seria na medida em que busca explicar o aparecimento
de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de
internalização.
Por outro lado, Vygotsky enfatiza o aspecto
interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca
entre as pessoas, que tem origem as funções mentais superiores, que são
mecanismos psicológicos complexos, que envolvem controle consciente de
comportamento, ação intencional e liberdade do individuo em relação às
características do presente momento.
A teoria de Piaget também apresenta a dimensão
interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto
físico, onde a criança observando este objeto ela vai aprender a afirmar
unicamente o que ela percebe, a distinguir o que é real do que é produto da
imaginação e conseqüência da afetividade, que influencia seu juízo; e, além
disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de
conhecimento.
Para Piaget, a criança se apodera de um
conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir,
inventar.
Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui
relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre
mediado pelo outro. Este processo de mediação ou melhor dizendo os mediadores
sempre vai estar entre o homem e o mundo real, estes mediadores são :
Instrumentos e Signos.
Os estudos de Vygotsky sobre a aquisição de
linguagem como fator histórico e social enfatizam a importância da interação e
da informação lingüística para a construção do conhecimento. O centro do
trabalho passa a ser, então, o uso e a funcionalidade da linguagem, o discurso
e as condições de produção.
Já para Piaget o desenvolvimento cognitivo se dá
pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas anteriores presentes no
sujeito e pela acomodação dessas estruturas em função do que vai ser
assimilado. A adaptação – que envolve a assimilação e a acomodação numa relação
indissociável – é o mecanismo que permite ao homem não só transformar os
elementos assimilados, tornando-os parte da estrutura do organismo, como
possibilitar o ajuste e a acomodação deste organismo aos elementos
incorporados. Quando o campo afetivo está afetado a adaptação não acontece, à
criança assimila, pode até acomodar, mas a adaptação vai estar cortada.
Outro fator desenvolvido na teoria de Piaget é a maturação,
onde acreditava-se que o desenvolvimento estivesse predeterminado e, o seu
afloramento, vinculado apenas a uma questão de tempo.
Por sua vez Vygotsky criticou severamente este
fator, pois acreditava que o desenvolvimento tinha sua origem nas capacidades
humanas.
Outra divergência que notamos claramente é a
respeito da fala egocêntrica. Enquanto que para Piaget é uma transição entre
estados mentais individuais não verbais, de um lado, e o discurso socializado e
o pensamento lógico de outro. Para Vygotsky está claramente associada ao
pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados
para os processos internos.
Desta forma, podemos dizer que para Vygotsky, o
desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro, já para Piaget, o
desenvolvimento se da de dentro para fora.
Bibliografia:
GOULART, Íris B. Piaget: experiências básicas para
utilização pelo professor. Ed. Vozes, 12º ed. , 1997.
OLIVEIRA, Marta K. Vygotsky: Aprendizado e
Desenvolvimento, um processo sócio-histórico. Ed. Scipione, 1993.
BOCK, Ana M. B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria
L.T.- Psicologias: Uma Introdução ao estudo de Psicologia. Ed. Saraiva, 1992.
Autor: Flávia Marcela da Costa
Lev Semenovich Vygotsky
Diferenças teóricas entre Piaget e Vygotsky
Bibliografia:
Oi Vanessa gostei muito do seu blog, achei muito interessante...beijos e muito sucesso!
ResponderExcluirhttp://kesiacristinabordados.blogspot.com.br/