O Trabalho Científico
Devemos
tomar cuidado para extrair de uma experiência apenas o
conhecimento que ela fornece --- e parar aí;
senão seremos como o gato que se senta na chapa quente de um fogão.
Ele nunca mais se sentará de novo na chapa quente de um fogão --- e isto está bem;
mas ele também nunca mais se sentará em uma chapa fria.
MARK TWAIN
senão seremos como o gato que se senta na chapa quente de um fogão.
Ele nunca mais se sentará de novo na chapa quente de um fogão --- e isto está bem;
mas ele também nunca mais se sentará em uma chapa fria.
MARK TWAIN
O
trabalho científico é um trabalho planejado
O trabalho dos cientistas se caracteriza por ser um trabalho muito bem planejado, com alguns objetivos iniciais e algumas fases ou etapas que habitualmente, porém não sempre, ocorrem em certa ordem, uma em continuação de outras. O trabalho planejado permite aos cientistas abordar problemas, explicar fenômenos, realizar descobrimentos e obter conclusões de caráter geral.
O trabalho dos cientistas se caracteriza por ser um trabalho muito bem planejado, com alguns objetivos iniciais e algumas fases ou etapas que habitualmente, porém não sempre, ocorrem em certa ordem, uma em continuação de outras. O trabalho planejado permite aos cientistas abordar problemas, explicar fenômenos, realizar descobrimentos e obter conclusões de caráter geral.
fenômeno = qualquer modificação observável e
passível de repetição. (Léo)
O
trabalho científico objetiva buscar soluções
Quando um cientista ou grupo de cientistas trata de estudar algum fenômeno da Natureza, normalmente começa por enquadra-lo como uma 'questão' cuja resposta ele desconhece. Ou seja, o homem de ciência entende que a busca para a explicação de um fato é tal e qual à apresentação do enunciado de um problema para o qual ele deve encontrar uma solução.
Quando um cientista ou grupo de cientistas trata de estudar algum fenômeno da Natureza, normalmente começa por enquadra-lo como uma 'questão' cuja resposta ele desconhece. Ou seja, o homem de ciência entende que a busca para a explicação de um fato é tal e qual à apresentação do enunciado de um problema para o qual ele deve encontrar uma solução.
fenômeno da Natureza = fenômeno que ocorre na
Natureza.
fato = fenômeno de reconhecimento indiscutível.
fato = fenômeno de reconhecimento indiscutível.
A razão pela qual um
cientista decide estudar um determinado fenômeno e não
outro, prende-se ao pessoal interesse que esse fenômeno
lhe desperta e com a preparação acadêmica que tem, ainda
que, as vezes, também é influenciado pela real
necessidade da sociedade, uma vez que, um certo trabalho
científico tem, em determinadas ocasiões, um marcante
caráter social. assim, por exemplo, o médico britânico
Edward Jenner (1749-1823) investigou a forma de combater
a varíola e
descobriu uma vacina
contra ela, solucionando assim graves problemas que essa
enfermidade produzia na sociedade de sua época.
varíola = doença contagiosa, já erradicada,
provocada por um vírus.
vacina = medicamento que previne o ser vivo a
contrair a doença; geralmente feita com o material do
agente causador da doença.
O
trabalho científico apóia-se em conhecimentos já
existentes
Para realizar seu trabalho, os cientistas não partem de 'zero'. Suas investigações aproveitam os conhecimentos já consolidados que existem sobre o objeto de seu estudo. Devido a isso, se diz que a Ciência é acumulativa, quer dizer, que os novos conhecimentos se constroem sobre os anteriores e, dessa forma, tais conhecimentos vão se ampliando.
Para realizar seu trabalho, os cientistas não partem de 'zero'. Suas investigações aproveitam os conhecimentos já consolidados que existem sobre o objeto de seu estudo. Devido a isso, se diz que a Ciência é acumulativa, quer dizer, que os novos conhecimentos se constroem sobre os anteriores e, dessa forma, tais conhecimentos vão se ampliando.
Nas
bibliotecas científicas podemos encontrar todo o
conhecimento científico acumulado.
Assim, ainda que Jenner
tenha obtido uma vacina para a varíola, não conseguiu
estabelecer a origem para esse mal, e tivemos que
esperar até que o francês Louis Pasteur (1822-1895),
baseando-se nos trabalhos de Jenner, descobriu a causa
da enfermidade.
O
trabalho científico é qualitativo e quantitativo
O cientista, em seu trabalho, realiza observações do tipo qualitativo apenas naquelas nas quais não é necessário tomar medidas. Nestas observações se analisa um determinado fenômeno, procurando-se estabelecer por que motivo ele acontece, que fatores intervêm nele, que relação tem com outros fenômenos etc. Em geral, esse é um primeiro procedimento entre o fato observado e a tentativa de descreve-lo.
O cientista, em seu trabalho, realiza observações do tipo qualitativo apenas naquelas nas quais não é necessário tomar medidas. Nestas observações se analisa um determinado fenômeno, procurando-se estabelecer por que motivo ele acontece, que fatores intervêm nele, que relação tem com outros fenômenos etc. Em geral, esse é um primeiro procedimento entre o fato observado e a tentativa de descreve-lo.
Porém, sempre que pode, o
cientista efetua também medições rigorosas e precisas
naquelas que quantifica e, se possível, formula
matematicamente suas observações e conclusões. Isso
ocorre, sobre tudo, nas ciências experimentais como o
são a Física e a Química. Matemática é ferramenta forte
na estruturação das ciências.
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O
trabalho em Física ou em Química responde a um mesmo
planejamento, porém
se caracteriza por utilizar técnicas experimentais diferentes em cada um deles.
se caracteriza por utilizar técnicas experimentais diferentes em cada um deles.
Assim, por exemplo, para
determinar a velocidade de propagação do som em
diferentes meios, os cientistas constataram em primeiro
lugar que essa velocidade dependia da massa específica
(ou densidade absoluta) do meio (aspecto qualitativo) e
logo depois puderam, com equipamento adequado, medir a
velocidade do som em diferentes meios (aspecto
quantitativo), obtendo que, no ar ele se propaga a 340
m/s, na água a 1 500 m/s, no ferro a 5 130 m/s etc.
O
trabalho científico chega a resultados
Quando um trabalho científico termina, os resultados a que chegou têm valor universal, ou seja, baseando-se neles poderemos predizer que, sempre que se tomem as mesmas condições em que foi feito o trabalho, se produzirá o mesmo fenômeno que foi observado e explicado.
Quando um trabalho científico termina, os resultados a que chegou têm valor universal, ou seja, baseando-se neles poderemos predizer que, sempre que se tomem as mesmas condições em que foi feito o trabalho, se produzirá o mesmo fenômeno que foi observado e explicado.
Para que uma teoria
científica tenha esse valor universal deverá ser
comprovada repetidas vezes nos laboratórios e na
realidade, mas, ainda assim, nunca poderemos estar
seguros de que no futuro não possa ocorrer uma dessas
experiências na qual a citada teoria não se confirme.
Basta que, apenas em um caso, uma experiência contradiga
uma teoria para que esta torne-se inválida. O histórico
da ciência mostra-nos diversas dessas 'quedas de
teorias'e suas substituições por novas. Todas as teorias
científicas têm um caráter provisório, e podem
modificar-se quando se encontram outras que explicam de
uma forma mais completa o fenômeno ou fenômenos que
pretendiam explicar.
O
trabalho científico é um trabalho de equipe
Ainda que no princípio os cientistas concebessem suas idéias e experimentassem sobre elas solitariamente, na atualidade essa forma de trabalho está totalmente superada. Hoje em dia, homens e mulheres de ciência se associam em equipes mais ou menos numerosas e entre eles labutam organizadamente com a intenção de explicar os fatos e fenômenos que estudam.
Ainda que no princípio os cientistas concebessem suas idéias e experimentassem sobre elas solitariamente, na atualidade essa forma de trabalho está totalmente superada. Hoje em dia, homens e mulheres de ciência se associam em equipes mais ou menos numerosas e entre eles labutam organizadamente com a intenção de explicar os fatos e fenômenos que estudam.
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