Exercícios
- Pontuação
1) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois-pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as orações pela conjunção:
a) portanto
b) e
c) como
d) pois
e) embora
2) Assinale o texto de pontuação correta:
a) Eu, posto que creia no bem não sou daqueles que negam o mal.
b) Eu, posto que creia, no bem, não sou daqueles, que negam, o mal.
c) Eu, posto que creia, no bem, não sou daqueles, que negam o mal.
d) Eu, posto que creia no bem, não sou daqueles que negam o mal.
e) Eu, posto que creia no bem, não sou daqueles, que negam o mal.
3) (ITA - SP) Assinale a opção em que, retirando-se a vírgulaou mudando-se a sua posição, não se obtém alteração de sentido:
a) isso também pesa aos braisleiros, que têm carro a álcool.
b) Pediu que contemplássemos a bela visão, da ampla janela.
c) Mariana foi, logo Mário não pôde vir.
d) Como precisava de ajuda, procurou Maria, sua melhor amiga.
e) Obtivemos em julho os passaportes; só em dezembro, porém, é que viajamos.
4) (ITA - SP) Dadas as sentenças:
I) Quase todos os habitantes daquela região pantanosa e longe da civilazação, morrem de malária.
II) Pedra que rola não cia limo.
III) Muitas pessoas observavam com interesse, o eclipse solar.
Deduzimos que:
a) Apenas a sentença I está correta;
b) Apenas a sentença II está correta;
c) Apenas a sentença III está correta;
d) Todas estão corretas;
e) N.d.a.
5) (IME - RJ) Aponte a frase em que a vírgula foi mal empregada antes do "que":
a) "Depois dos pais, que recebem o nosso primeiro grito, o solo pátrio recebe os nossos primeiros passos"... (J. M. Macedo)
b) "Sucede que o outro peixe, inocente da traição, vai passando desacautelado e o salteador, que está de emboscada dentro de seu próprio engano, lança-lhe os braços de repente e fá-lo prisioneiro."(Vieira)
c) "Que admirável, que esplêndido pôr-de-sol."
d) "Parecia-nos, que o céu estava repleto de chamas..."
6) (IME - RJ) Observe as frases:
I) Ele foi, logo eu não fui.
II) O menino, disse ele, não vai.
III) Deus, que é pai, não nos abandona.
IV) Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.
Assinale a afirmativa correta:
a) Em I há erro de pontuação;
b) Em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro;
c) Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase;
d) Na II, faltam dois pontos depois de disse.
7) (PUC - MG) A pontuação é responsável pela mudança de sentido da frase em:
a) Vivo só, com um criado. / Vivo só com um criado.
b) Lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga rua de Matacavalos. / Lembrou-me reproduzir, no Engenho Novo, a casa em que me criei, na antiga rua de Matacavalos.
c) O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. / O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar, na velhice, a adolescência.
d) Se só me faltassem os outros, vá. / Se só me faltassem os outros... vá.
e) Um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde. / Um homem consola-se, mais ou menos, das pessoas que perde.
8) (CESGRANRIO - RJ) Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:
Quando se trata de trabalho científico _ duas coisas devem ser consideradas _ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece _ a outra é o valor prático que possa ter.
a) dois-pontos, ponto-e-vírgula, ponto-e-vírgula.
b) dois-pontos, vírgula, ponto-e-vírgula.
c) vírgula, dois-pontos, ponto-e-vírgula.
d) ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto-e-vírgula,.
e) ponto-e-vírgula, vírgula, vírgula.
9) (FUVEST - SP) Escolha a alternativa em que o texto é apresentado com a pontuação mais adequada:
a) Depois que há algumas gerações, o arsênio deixou de ser vendido, em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou e - quanto... o número de ratos.
b) Depois que há algumas gerações o arsênio, deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou: e quanto ! o número de ratos.
c) Depois que, há algumas gerações, o arsênio deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou - e quanto ! - o número de ratos.
d) Depois que há algumas gerações o arsênio deixou de ser vendido em farmácias - não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto - o número de ratos.
e) Depois que, há algumas gerações o arsênio deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto, o número de ratos !
10) (UF Santa Maria - RS) Assinale a alternativa que contém os sinais de pontuação adequados à seguinte frase:
"Carlos todo Domingo segue a mesma rotina praia futebol jantar em restaurante"
a) vírgula, vírgula, ponto-e-vírgula, vírgula, vírgula, ponto
b) vírgula, vírgula, dois-pontos, vírgula, vírgula, ponto
c) vírgula, ponto-e-vírgula, vírgula, vírgula, ponto
d) vírgula, dois-ponto, vírgula, vírgula, ponto
e) vírgula, vírgula, vírgula, vírgula, vírgula, ponto
11) (ULBRA / RS - 96/1) No trecho "O Japão, mais do qualquer outro país daquele lado do mundo, encanta e atrai os habitantes deste lado.", justifica-se o uso das vírgulas por:
a) ser uma oração apositiva.
b) Ser uma oração coordenada deslocada.
c) Ser uma oração adverbial deslocada.
d) Constituir uma oração adjetiva deslocada.
e) Formar uma oração explicativa.
1 A Organização Internacional do trabalho convocou os conselhos brasileiros da Infância e da Adolescência a combater 2 o trabalho infantil, a partir de números que são terríveis: há 7,5 milhões de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos
3 neste país que efetivamente trabalham. E entre os que contam com mais de 14 anos, apenas 25 % têm carteira
4 assinada, o que, conforme aquela instituição vinculada às Nações Unidas, configura o fato de serem "vergonhosamente exploradas".
12) (ULBRA / RS - 96/2) Justifica-se o emprego dos dois pontos na linha 2 por anteceder:
a) Um exemplo.
b) Um esclarecimento.
c) Uma observação.
d) Um aposto.
e) Uma enumeração.
13) (ULBRA / RS - 96/2) Por que motivo a expressão "vergonhosamente exploradas"(linha 4) está entre aspas?
a) Para ratificar o combate à exploração do trabalho infantil.
b) Para questionar os conselhos brasileiros da Infância e da Adolescência.
c) Para configurar a exploração das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
d) Para criticar a Organização Internacional do Trabalho.
e) Para contornar a situação terrível de 7,5 milhões de crianças.
1 É uma realidade que precisa de uma única e coletiva vontade: a de ser
2 enfrentada partindo da pressuposição de que à infância estão configurados dois
3 direitos básicos - o de aprender e o de brincar. O primeiro se reveste ......
4 num dever que precisa envolver a família, o outro é uma necessidade indispensável
5 para o amadurecimento infantil que, ao exercer e desenvolver seu lado lúdico, se
6 alimenta do imaginário ..... expressar o seu próprio psiquismo e formar-se
7 como ser humano.
14) (ULBRA / RS - 96/2) É possível permutar o travessão utilizado na linha 03 por:
a) vírgula.
b) dois-pontos.
c) ponto final.
d) ponto-e-vírgula.
e) reticências.
1 Num programa de televisão de grande audiência, a
2 talentosa atriz Marisa Orth foi entrevistada sobre o sucesso
3 de sua personagem humorística Magda. Para quem não
4 conhece, Magda procura encarnar o estereótipo da mulher
5 "bonita e burra", como acentuava a reportagem. Até aí, nada
6 de mais...
.........
13(...) A cada resposta supostamente disparatada,
14 ecoava um estrepitoso "cala a boca, Magda!", seguido de
15 comentários depreciativos sobre a pretensa "burrice" das
16 garotas entrevistadas
.........
37(...) "Você
38 acredita na terceirização?". A garota respondeu que
39 "Terceirização" tinha a ver com progresso tecnológico e
40 tentou explicar o que entendia pelo termo, descrevendo o
41 funcionamento da economia em...
15) (ULBRA / RS - 97/2) Considere as seguintes afirmações sobre o uso da vírgula no texto.
I) As vírgulas são utilizadas pela mesma razão em "... "bonita e burra", ..." (linha 05) e depois de "Até aí ...". (linha 05)
II) A inserção de uma vírgula depois de "resposta" (linha 13) seria possível e não causaria mudança de significada contextual.
III) A inserção de uma vírgula depois de "A garota" (linha 38) confirma a regra da Oração Principal.
Quais estão erradas ?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas III.
e) I, II e III.
1 Manter sob controle as emoções que nos afligem é fundamental para o
2 bem-estar, os extremos - emoções que vêm de forma intensa e que
3 permanecem por muito tempo - minam nossa ______________. É claro que
4 não devemos...
16) (ULBRA /RS - 98/1) Aponte outra possibilidade correta de pontuar o primeiro período do texto.
a) Manter sob controle as emoções que nos afligem, é fundamental para o bem-estar, os extremos - emoções que vêm de forma intensa e que permanecem por muito tempo - minam nossa...
b) Manter sob controle as emoções, que nos afligem, é fundamental para o bem-estar; os extremos: emoções que vêm de forma intensa e que permanecem por muito tempo minam nossa...
c) Manter sob controle as emoções que nos afligem é fundamental para o bem-estar: os extremos, emoções que vêm de forma intensa e que permanecem por muito tempo, minam nossa...
d) Manter sob controle as emoções que nos afligem é fundamental para o bem-estar; os extremos emoções que vêm de forma intensa, e que permanecem por muito tempo, minam nossa...
e) Manter sob controle as emoções que nos afligem é fundamental, para o bem-estar; os extremos; emoções que vêm de forma intensa e que permanecem, por muito tempo, minam nossa...
1 A Internet vem despertando um interesse incrível.
2 Cada vez mais pessoas estão integrando essa realidade ao
3 seu cotidiano e, com o tempo, todos irão incluir seu
4 endereço de correio eletrônico no cartão de visita. Médicos,
5 advogados, empresas - desde a maior até a menor -
6 estarão conectados...
17) (ULBRA / RS - 98/2) Considere as seguintes afirmações sobre os travessões da linha 05.
I) Eles poderiam ser substituídos por vírgulas ou parênteses, sem prejuízo de sentido.
II) Eles poderiam ser abolidos, sem que isso fosse um erro.
III) Eles desempenham aqui a mesma função que exercem em um diálogo escrito.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.
1 Entre 1991 e 1997, o comércio entre Brasil, Argen-
2 tina, Uruguai e Paraguai quadruplicou. Somente no ano
3 passado, o Brasil negociou no Mercosul mais de 19 bi-
4 lhões de dólares. Analisados a distância, esses números
5 grandiosos dão a impressão de que a integração foi
6 simples, quase automática. Nada mais enganoso. Por trás dos
7 contratos que permitiram à Argentina exportar mais...
18) (ULBRA/RS - 98/2) O nexo que poderia substituir o primeiro ponto final da linha 06, sem prejuízo de significado, é:
a) porém;
b) portanto;
c) conforme;
d) e;
e) caso
1 O homem do mundo contemporâneo vive uma preocupação crônica: a
2 busca desenfreada do Ter. Engolfa-se nessa preocupação cotidianamente e
3 constrói para si o vazio de sua existência. ...
19) (PUC / RS - 93/2) Responder à questão 19 com base nas afirmativas a seguir, relativas à primeira frase do texto (linhas 01 e 02).
I) Os dois-pontos poderiam ser substituídos, sem prejuízo da estrutura e do sentido da frase, por ponto-e-vírgula.
II) Os dois-pontos estabelecem uma relação de explicação entre "uma preocupação crônica" e "a busca desenfreada do ter".
III) O uso da vírgula em lugar dos dois-pontos não alteraria o sentido da frase, mas tornaria a relação entre "uma preocupação crônica" e "a busca desenfreada do ter" menos enfática.
IV) Os dois-pontos poderiam ser substituídos por um travessão, sem prejuízo da estrutura e do sentido da frase.
Pela análise das afirmativas,conclui-se que estão corretas as da alternativa:
a) I e II;
b) I, II, e III;
c) II, III e IV;
d) III e IV;
e) I, II, III e IV.
1 As esquinas são a expressão suprema
2 do desencontro ente o Brasil e o Brasil,
3 entre um povo e outro que habita este país.
4 São o lugar onde o Brasil que não conhece
5 o outro Brasil cruza com ele. E o Brasil que
6 roda de automóvel, mora e come é
7 confrontado com o outro, o Brasil a pé e que
8 pede esmolas, vestido com aquele típico
9 uniforme de brasileiro que inclui uma
10 camiseta de propaganda - de político, de
11 preferência - e sandálias havaianas.
12 Essa confronto pode até tomar a forma
13 aterrorizante de uma assalto, mas não é
14 preciso chegar-se a tanto. Basta o assalto
15 da realidade que é o rosto de uma criança
16 pedindo esmola ou vendendo alguma coisa
17 colada à janela do carro, às vezes até um
18 rosto gracioso, puxa, eles são capazes de
19 fazer crianças iguais às nossas, só que
20 sujas. Nas esquinas o Brasil se exprime e
21 se reconhece no desencontro entre
22 brasileiros e brasileiras, entre os sérvios e
23 os croatas em que nos desdobramos e nos
24 perdemos.
Roberto Pompeu de Toledo,
A esquina dos desencontros (adaptação)
20) (PUC / RS - 97/1) A oração que deve necessariamente ficar entre vírgulas encontra-se na alternativa.
a) O cidadão brasileiro que roda de automóvel não está livre das violência.
b) Os assaltos à mão armada que resultam em homicídios tornam-se cada vez mais freqüentes.
c) A população em geral que teme os assaltantes não hesita em se armas.
d) O número de crianças que perambulam pelas ruas não para de crescer.
e) As autoridades que devem garantir a segurança dos cidadãos não dispõem de recursos suficientes.
1 "....... acompanha a evolução do comportamento da juventude que freqüenta as
2 escolas de ensino superior brasileiras. O conceito de república estudantil
3 generalizado é aquele que existiu durante a década de 70: morada provisória
4 mista, com uma certa homogeneidade de comportamento (razoável liberdade
5 sexual, permanência de cada morador em torno de cinco anos). Nos extremos
6 deste conceito, teríamos, de uma lado, o "aparelho" muito em voga no final dos 7 aos 60 (organização rigorosa, forte esquema de segurança, espaço coletivo,
8 afinidade ideológica absoluta) e, de ouro, a "comunidade" típica dos 70
9 espaço de vida cultural e social alternativa, com certa privacidade). Nos anos 80,
10 essas tendências se fundem tendo por fator de distinção um individualismo
11 extremamente respeitado por todos os moradores.
21) (UFRGS / 90) Considere as afirmação sobre os sinais de pontuação utilizados no texto.
I) O dois-pontos (L.03) e os parênteses (L. 04 - 0 5), por serem sinais que marcam fundamentalmente pausas, podariam ser substituídos por vírgulas.
II) Os elementos colocados após o dois-pontos (L. 03) funcionam como explicitação do conceito de república estudantil.
III) O uso de parênteses indica a intercalação de um detalhamento da expressão anterior.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
1 "Ecologia é coisa de veadinhos. E de macaquinhos, de antinhas, de
2 papagaiozinhos, de ararazinhas e também de manacás, paus-ferros, palmeiras,
3 xaxins e toda a fauna e a flora que habitam nossas matas e pedem o direito de
4 sobreviver. Mas que a devastação está fazendo desaparecer."
22) (UFRGS / 90) Quanto ao emprego da conjunção e, são feitas as afirmações seguintes.
I) O ponto final e a conjunção e de linha 01 poderiam ser apagadose, em seu lugar, poderia ser colocada uma vírgula, dando seqüência à série.
II) A conjunção e da linha 02 coordena os elementos da fauna, jká enumerados, aos da flora, por enumerar.
III) O segundo e da linha 03 põe em paralelismo sintático duas orações adjetivas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
1 Um grupo de vinte adolescentes caminhava em passos quase marciais na
2 direção das areias do Arpoador, vindo da vizinha praia de Ipanema. Pareciam
3 uniformizados - quase todos sem camisa e só de bermuda. Falavam alto e
4 gesticulavam muito. Estava agitados. Uma zoeira. Os termômetros, naquele
5 momento, marcavam 35 graus em toda a orla marítima da zona sul do Rio de
6 Janeiro. Em frente a um hotel, o grupo que chagava se defrontou com um outro
7 que ocupava uma faixa na areia. Houve provocações mútuas. Passaram-se poucos
8 segundos entre os primeiros palavrões e uma pancadaria infernal que durou meia
9 hora, em meio aos gritos de ameaça dos combatentes e o pânico dos banhistas, que
10 fugiam apressados, deixando para trás seus pertences, já certos de que não os
11 encontrariam na volta - se é que voltariam.
23) (UFRGS /93) Considere as seguintes afirmativas sobre a pontuação do texto.
I) O travessão da linha 03 poderia ser substituído por dois pontos, mantendo o mesmo aspecto de anunciar um detalhamento da primeira parte da frase.
II) As vírgulas colocadas antes e depois da expressão "naquele momento"(linhas 04 e 05) indicam aquilo que a gramática considera deslocamento de um termo da oração.
III) A Segunda vírgula da linha 09 poderia ser suprimida, sem implicar erro ou qualquer mudança no significado global da frase.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
1 Alguém poderia imaginar que aquele pacato subgerente do banco deixa
2 todos os dias sua agência para se transformar num temeroso lutador de luta livre?
3 Ou que seu formal e discreto advogado reforça o orçamento tocando bateria numa
4 banda de rock ou encarnando um personagem na polêmica peça Calígula? Ser um
5 biprofissional é hoje uma solução comum para driblar os baixos salários e a
6 impossibilidade de depender de uma só carreira - às vezes aquela da qual mais se
7 gosta -, nem sempre em sintonia com as tendências do mercado.
8 Preconceitos e dificuldades à parte, cada vez mais o acúmulo de duas
9 profissões ganha mais adeptos, dispostos a enfrentar a versatilidade que a
10 condição de biprofissional exige. Afinal, é preciso estar sempre preparado para
11 mudar repentinamente de hábitos, roupas e ambiente de trabalho.
24) (UFRGS / 94) Assinale dentre as alternativas que se seguem aquela que faz uma afirmação correta acerca da pontuação nas linhas 06 e 07.
a) Os travessões poderiam ser substituídos por parênteses, caso em que o significado da sentença não se modificaria.
b) Os travessões poderiam ser simplesmente eliminados sem que isso resultasse em erro.
c) Os travessões são utilizados devido à inserção de uma fragmento de diálogo no texto.
d) A substituição do primeiro travessão por vírgula e a eliminação do segundo implicariam mudança do significado global da sentença.
e) Os travessões são utilizados devido à inserção de um aposto que indica em que acepção a palavra carreira é utilizada.
1 Por onde terá andado Teodora, a escrava
2 fujona? Num dia entre 1835 e 1836, Teodora
3 enfeitou-se toda ....... baiana e sumiu nas ruas
4 estreitas de Porto Alegre. Virou notícia em
5 anúncio publicado no jornal O Mensageiro.
6 Teodora era assim: "De nação angola, muito
7 bexigosa, baixa, nariz que parece quebrado, os
8 dentes meio gastos de cachimbo, beiços grandes
9 e grossos". Estava bonita: "Levou vestido branco,
10 pano de costa azul azulado, lenço achitado na
11 cabeça, com um de seda". E agora uma virtude ou,
12 quem sabe, um defeito: "Muito ladina".
13 A Teodora bexigosa das marcas de varíola
14 e muito ladina (com bom domínio do português) é
15 o tipo exemplar de escravo descrito pelo branco
16 ressentido com a perda de uma mercadoria, ou de
17 um bicho que ganha consciência. Teodoras e
18 Teodoros desafiadores da escravidão apareciam
19 nos anúncios como cliches de terror.
20 Um balanço de anúncios - todos tendo o
21 cativo como mercadoria - publicados em sete
22 jornais do Estado, entre 1829 e 1884, apresenta
23 uma seleção das marcas de tortura e dos defeitos:
24 cicatriz no beiço, ferimento na garganta por
25 tentativa de suicídio, trapalhão e gago, sem
26 dentes, duas rodas salientes na testa, "surrado
27 .......... pouco tempo", feio de rosto e pernóstico,
28 aleijão no pé, nariz com marcas de fogo, manchas
29 de sarna.
30 A conclusão é que os escravos eram
31 maltratados em quaisquer circunstâncias, em
32 atividades domésticas ou no campo, também no
33 Rio Grande do Sul. Os defeitos arrolados nos
34 anúncios de fujões ajudam ........... derrubar a
35 cordialidade dos galpões. O livro é implacável com
36 o mito do revolucionário farroupilha abolicionista,
37 que teria aderido ......... causa como recompensa
38 aos negros engajados na guerra contra os
39 legalistas do Império entre 1835 e 1845.
(Adaptado de: MENDES, Moisés. Zero Hora, Porto Alegre, 06 jul. 1998)
25) (UFRGS / 99) Considere as afirmações abaixo.
I) A interrogação que inicia o texto visa simplesmente a atrair a atenção do leitor, uma vez que o segundo parágrafo apresenta uma resposta à interrogação inicial.
II) A oração todos tendo o cativo como mercadoria (linhas 20 e 21) é um recurso através do qual o autor denuncia o tratamento desumano que os escravos recebiam.
III) A expressão quem sabe (linha 12) indica que o autor questiona o sentido do termo ladina (linha 12).
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
26) (UFRGS / 99) Considere as seguintes afirmações sobre o uso de pontuação no texto.
I) O uso dos parênteses na linha 14 indica que o fato de falar português não tem qualquer relação com o sentido de ladina.
II) Os travessões das linhas 20 e 21 poderiam ser substituídos por vírgulas sem acarretar erro.
III) As aspas das linhas 26 e 27 justificam-se na medida em que indicam citação de trecho dos anúncios examinados.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
... (...)
29 A solução apontada pelo IBGE para a
30 demanda do movimento negro é incluir no
31 questionário do ano 2000, além da habitual
32 pergunta sobre cor e raça, uma questão sobre a
33 origem. "Acho pertinente, porque nunca
34 investigamos no Censo as origens do povo
35 brasileiro. De antemão, através de nossos testes,
36 já sabemos que poucas pessoas pardas se
37 dizem afrodescendentes", ________ Simon
38 Schwartzman, presidente do IBGE.
CORDOVIL, Cláudio. A invisibilidade no censo.
Jornal do Brasil, 17 de maio de 1998.
27) (UFRGS / 2000) Considerando a relação de significado que a última frase (linhas 35 a 38) mantém com o restante do texto, qualquer uma das expressões abaixo poderia aparecer, entre vírgulas, depois de sabemos (linha 36), exceto:
a) mesmo assim.
b) porém.
c) todavia.
d) pelo contrário.
e) contudo.
28) (PUC/SP) Indique a alternativa pontuada corretamente:
a) A enorme expansão demográfica, que começou no século XVIII, surge a mim etnólogo como um fenômeno capital.
b) A enorme expansão demográfica, que começou no século XVIII, surge a mim etnólogo como um fenômeno capital.
c) A enorme expansão demográfica, que começou no século XVIII, surge a mim, etnólogo, como um fenômeno capital.
d) A enorme expansão demográfica, que começou no século XVIII surge a mim etnólogo como um fenômeno capital.
e) N.d.a.
Gabarito
1 - D
2 - D
3 - E
4 - B
5 - D
6 - C
7 - A
8 - C
9 - C
10 - B
11 - C
12 - B
13 - A
14 - B
15 - C
16 - C
17 - A
18 - A
19 - C
20 - C
21 - E
22 - E
23 - D
24 - A
25 - B
26 - D
27 - D
28 - C
0 comentários:
Postar um comentário