PROJETO: CONHECENDO O ALFABETO
JOCELITA PINZON
JUSTIFICATIVA:
O Projeto
foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pela crianças, quando
utilizamos os livros de literatura, “ Profe, que letra é essa?”. Irei desenvolver
o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças
possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.
OBJETIVO
GERAL:
Conhecer
as letras do alfabeto de forma lúdica e com a participação das famílias.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Conhecer
cada letra a partir de um objeto concreto.
Pesquisar
em diferentes materiais o objeto trazido pelas crianças para representar cada
letra.
Reconhecer
as letras em situações do nosso cotidiano.
CONTEÚDOS
Alfabeto
PRÁTICA SOCIAL
INICIAL:
Quem
conhece alguma letra?
Qual
letra conhece e onde as viu?
Dentro de
nossa sala é possível visualizar a presença das letras?
Além da
sala onde mais é possível encontrar letras?
PROBLEMATIZAÇÃO
O que é
alfabeto?
Para que
ele serve?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Apresentar
para a turma todas as letras do alfabeto nomeando cada uma.
Propor
que cada um escolha uma letra e tente nomeá-la. Essa letra será enviada para
casa, onde com a participação da família deverão trazer para a sala um objeto
surpresa relacionando a letra que escolheu.
Montar na
sala o alfabeto concreto utilizando o objeto trazido pelas crianças.
Conhecer
e ilustrar utilizando diferentes técnicas as letras com o objeto específico.
Observar
através de passeios onde podemos encontrar as letras.
Registrar
os passeios de diferentes maneiras ( desenhos, colagens, pinturas com tinta,
com cola colorida).
Brincar
com jogos fazendo tentativas de montar as letras, também utilizar jogos de
memória relacionando o objeto com a letra correspondente.
Cantar
músicas relacionadas ao alfabeto.
Realizar
a contagem das letras do alfabeto realizando o registro das atividades com
diferentes formas de expressão.
AVALIAÇÃO
Durante a
execução do projeto estar verificando se a turma esta compreendendo os
conteúdos trabalhados, e se há participação individual nas atividades e nos
diálogos estabelecidos com relação ao tema.
Proporcionar
momentos diferenciados com materiais que possuem diferentes formas de letras
observando se durante esses momentos estabelecem relação com o que foi
ensinado.
PRÁTICA
SOCIAL FINAL
Observar
se as crianças conseguem reconhecer as letras nas diferentes situações do
cotidiano.
beleza
ResponderExcluirbeleza
ResponderExcluir