PÚBLICO ALVO
Alunos do Segundo ano
Obs: Confeccionar a Certidão de nascimento junto
com a turma é uma ótima atividade.
DURAÇÃO
1°
Bimestre, podendo se estender para um tempo maior de acordo com as necessidades
da turma.
JUSTIFICATIVA
A
construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do
indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras manifestações
da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas
coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em atividades que
promovam a socialização da turma , proporcionando ao educador o acesso a um
instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno
possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
OBJETIVOS
Possibilitar
o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o
nome, estimulando a oralidade dos educandos.
- Criar
condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados,
através das atividades com o nome.
-
Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas,
relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os mesmos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
*
Auto-retrato e escrita do nome:
-
Distribuir para a turma papel e lápis. Cada aluno desenha seu retrato (se possível
com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho.
Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará
adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da
foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, fala algumas coisas sobre si.
Os trabalhos ficam expostos na sala de aula ou no pátio da escola.
*
História do nome:
- Cada
aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala,
relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o nome completo
de cada educando (em letra bastão, bem visível). Depois cada um registra o seu
nome completo.
*
Construção de crachá:
- Os
alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um cartão com o
seu nome (em letra bastão) e o professor acompanha a leitura das letras
presentes no nome, mostrando para turma, identificando principalmente as letras
iniciais e finais. O aluno então registra num outro cartão o seu nome e faz um
pequeno desenho ao lado. Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer
cartão e tenta adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de
papel o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos
alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.
* Construção
do nome com o alfabeto móvel:
_ Os
alunos constroem seus nomes e nome de um dos amigos usando o recurso das letras
móveis. O uso das letras móveis possibilita que o aluno altere a ordem das
letras quantas vezes achar necessário.
*
Construção da chamadinha:
- Montar
um mural com o nome dos educandos, seguindo a ordem alfabética e separando
meninas de meninos (os alunos receberão uma cópia dessa chamadinha para colar
no caderno de textos.
*
Comparação de tamanho de nomes
- Cada
aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no quadro de
pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o auxílio do
educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual o nome maior,
pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e estabelece-se
comparações entre a quantidade de letras presentes em cada nome. Mostrar para
os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu
nome.
* Que
letra falta?
- Expor
no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e, numa atividade posterior as
finais. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam.
*
Quebra-cabeça dos nomes.
- Cada
educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu nome escrito,
um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são misturadas e os
educando tentam encaixar na seqüência dos nomes. Dependendo do ritmo da turma,
pode-se trabalhar inicialmente apenas com peças que contem letras e
posteriormente trabalha-se com sons. Alguns alunos podem necessitar de auxílio
*
Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
- Montar
um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a leitura dessas
sílabas e observar as sílabas correspondentes aos números. Seguindo a seqüência
dos números, escreve-se os nomes a partir de suas sílabas e a relação numérica.
Verifica-se outras possibilidades de construir outros nomes, usando as sílabas
presentes no quadro (ou outras palavras).
*
Palavras cruzadas.
_ Ao
alunos recebem uma folha mimeografada ou xerocada contendo uma cruzadinha onde
devem encaixar os nomes dos amigos de acordo com o número de letras
*
Acróstico:
- Formar
um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades
do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.
* Caça
nomes
Os alunos
recebem folha xerocada com um caça cuja finalidade é encontrar nomes de
crianças da sala de aula.
AVALIAÇÃO
Observações
e registros diários dos avanços dos alunos na construção da escrita do próprio
nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos amiguinhos da classe e da
professora. Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para
escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e
coletivas e usar os dados para replanejar de forma a superar as dificuldades
encontradas pelos alunos .
***
Obs: Projeto recebido por e-mail, sem autoria
0 comentários:
Postar um comentário