terça-feira, 1 de outubro de 2013

DIA DAS CRIANÇAS- SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS

Dia Universal das Crianças

Muitos países comemoram o Dia da Criança no dia 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Muitos países ainda não possuem uma data específica para se comemorar o Dia da Criança. Outros já definiram essa data, é o caso da Índia, por exemplo, que comemora no dia 15 de novembro.

Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e Japão o dia escolhido foi 5 de maio.

A maioria dos países do mundo já possui leis que definem e protegem as crianças e criam situações para que todos freqüentem escolas, tenham alimentação e saúde básica.

Dia da Criança no Brasil

O Dia da Criança no Brasil, foi criado em 1920 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho e foi oficializado pelo presidente em exercício, Artur Bernardes, pelo decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924 que institui o dia 12 de Outubro como o Dia da Criança. A idéia era homenagear as crianças brasileiras.

Em 1960, a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson e Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas. A estratégia deu certo e fez com que o “Dia da Criança” começasse a ser realmente comemorado. Geralmente se comemora com muitos presentes.

Fonte: “Comemorando e Aprendendo”, vol III – Ivete Raffa – Ed. Giracor

Atividades: Confecção de lembrancinha para as crianças (confeccionado pelo professor) e painel de valores (confeccionado pelas crianças).

Objetivos:
a) Confeccionar uma lembrancinha para seus alunos (porta canetas e lápis) utilizando materiais recicláveis e EVA (atividade 01 – professor) para estreitar as relações de carinho e amizade entre vocês.
b) Confeccionar um painel coletivo com a representação de cada criança (pintura), a partir da discussão e conscientização dos valores necessários para a formação humana.

 Lembrancinha para as crianças – Porta balas
 Material: Garrafas pet, EVA, palito de sorvete, cola para EVA, cola quente, tesoura, olhos móveis, Crystal cola, pincéis, Caneta permanente preta, Primer e Tinta Acrílica PVA.
Modo de fazer:
a)  Corte as garrafas pet com altura de 10 cm.
b)  Passe duas demãos de Primer e espere secar.
c)  Com a Tinta Acrílica PVA pinte o copinho (garrafa pet) da cor que preferir. Decore com Crystal cola.
d)  Corte uma tira com 3 cm de largura, pouco menor que o diâmetro do copinho.
e)  Corte duas mãozinhas e o rosto em EVA bege. Corte os cabelinhos, boné (menino) com EVA de outras cores. Cole as mãozinhas na tira de EVA de 3 cm de largura. Cole os cabelos sobre o rosto, o boné sobre os cabelos e os olhos móveis no rosto (Cola de EVA).
f)  Faça o nariz e a boca com a Caneta permanente preta.
g)  Cole um palito de sorvete por trás do rosto e, em seguida, cole por trás do copinho (a função do palito é manter o rostinho firme).
h)  Cole a tira com as mãozinhas e por baixo do copinho os pés.
i)  Dê acabamento enfeitando com Crystal cola.
j)  Coloque balas ou bombons e presenteie seus alunos no Dia das Crianças.

fonte: http://www.acrilex.com.br/educadores

mais sugestões...







0 comentários:

Postar um comentário