segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PROJETO: CONHECENDO O ALFABETO



PROJETO: CONHECENDO O ALFABETO
JOCELITA PINZON


JUSTIFICATIVA:
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pela crianças, quando utilizamos os livros de literatura, “ Profe, que letra é essa?”. Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença destas no cotidiano.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer as letras do alfabeto de forma lúdica e com a participação das famílias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer cada letra a partir de um objeto concreto.
Pesquisar em diferentes materiais o objeto trazido pelas crianças para representar cada letra.
Reconhecer as letras em situações do nosso cotidiano.

CONTEÚDOS
Alfabeto

PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
Quem conhece alguma letra?
Qual letra conhece e onde as viu?
Dentro de nossa sala é possível visualizar a presença das letras?
Além da sala onde mais é possível encontrar letras?

PROBLEMATIZAÇÃO
O que é alfabeto?
Para que ele serve?

INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Apresentar para a turma todas as letras do alfabeto nomeando cada uma.
Propor que cada um escolha uma letra e tente nomeá-la. Essa letra será enviada para casa, onde com a participação da família deverão trazer para a sala um objeto surpresa relacionando a letra que escolheu.
Montar na sala o alfabeto concreto utilizando o objeto trazido pelas crianças.
Conhecer e ilustrar utilizando diferentes técnicas as letras com o objeto específico.
Observar através de passeios onde podemos encontrar as letras.
Registrar os passeios de diferentes maneiras ( desenhos, colagens, pinturas com tinta, com cola colorida).
Brincar com jogos fazendo tentativas de montar as letras, também utilizar jogos de memória relacionando o objeto com a letra correspondente.
Cantar músicas relacionadas ao alfabeto.
Realizar a contagem das letras do alfabeto realizando o registro das atividades com diferentes formas de expressão.

AVALIAÇÃO
Durante a execução do projeto estar verificando se a turma esta compreendendo os conteúdos trabalhados, e se há participação individual nas atividades e nos diálogos estabelecidos com relação ao tema.
Proporcionar momentos diferenciados com materiais que possuem diferentes formas de letras observando se durante esses momentos estabelecem relação com o que foi ensinado.

PRÁTICA SOCIAL FINAL
Observar se as crianças conseguem reconhecer as letras nas diferentes situações do cotidiano.

2 comentários: